O handebol é uma modalidade esportiva coletiva, jogada com as mãos, que tem como objetivo marcar o maior número de gols durante uma partida. Para ser jogado, em ginásios esportivos, são necessárias duas equipes com sete jogadores, um deles sendo o goleiro. Atualmente, existem algumas variações da modalidade como o mini hand e o handebol de praia.
Por ser um esporte que exige muita ação e movimentos rápidos, requer que seja desenvolvida resistência física, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem. Normalmente, essas características são adquiridas na prática em “escolinhas”. Na escola regular, é praticado um pouco menos, porque a disciplina de Educação Física abrange vários esportes e atividades corporais, dedicando-se apenas temporariamente a cada modalidade esportiva. Além disso, a escola visa, antes, à formação geral do aluno do que ao desempenho.
Sua principal característica consiste em desenvolver com qualidade as aptidões físicas já mencionadas, bem como aspectos afetivos e sociais, pois para ser um praticante da modalidade é preciso aceitar a socialização e as diferenças de personalidade, através da organização, disciplina, responsabilidade e solidariedade. Essa é uma modalidade que tem a qualidade de desviar tensões nervosas e canalizar as energias. Além disso, o handebol estimula o desenvolvimento de características cognitivas como a tomada de decisões.

PRINCIPAIS REGRAS
O handebol é uma modalidade disputada nas categorias feminina e masculina, sendo as mesmas determinações estruturais e normativas para ambas. A quadra de jogo possui marcações específicas. São elas:
•    A quadra é, em geral, feita de madeira envernizada e mede 40 m de comprimento por 20 m de largura. As regras internacionais propõem que o jogo seja praticado em uma quadra com dimensões fixas de 40 x 20 m sobre um piso de madeira corrida ou emborrachado (tipo taraflex).
•    A bola pode ser de couro ou material sintético e deve ser redonda, não pode ser brilhante nem lisa, deve apresentar 58 a 60 cm de circunferência e 425 a 475 g de massa no handebol masculino e 54 a 56 cm de circunferência com 325 a 400 g para o feminino. A bola para homens é chamada de H3 e a para mulheres, de H2. Categorias inferiores usam uma bola menor.
•    O jogo é constituído por dois tempos de 30 minutos e 10 minutos de intervalo entre eles, tanto para jogos adultos como juvenis. De acordo com a Confederação Brasileira de Handebol, nas categorias infantojuvenil masculina e feminina, o jogo tem a duração de dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos. Nas categorias infantil masculina e feminina, há dois tempos de 20 minutos e 10 minutos de descanso.
•    As cores do uniforme dos goleiros devem contrastar com as do uniforme dos outros jogadores. Ao goleiro é permitido tocar na bola com qualquer parte do corpo quando estiver em uma ação defensiva. Ele também pode deixar sua área sem a posse da bola e atuar como os demais jogadores.
•    Um gol será válido se a bola ultrapassar totalmente a linha de gol. Se houver a interferência de um corpo estranho em uma situação clara de gol, este também será validado.
•    O tiro de sete metros é a penalidade máxima no handebol, será executado quando ocorrer uma falta frustrando uma situação clara de gol: o goleiro retorna com a bola para sua área de gol, o jogador de defesa intercepta uma bola arremessada ao gol estando este dentro da área ou quando o jogador de campo recua a bola para o goleiro que está dentro da área.
•    É permitido lançar, pegar, empurrar, atirar com as mãos, segurar a bola por até três segundos e dar três passos consecutivos com a bola na mão.
•    Qualquer jogador pode ser advertido (com cartão amarelo). Contudo, a equipe não pode receber mais de três advertências. Ao jogador na quadra pode ser aplicada uma desqualificação quando ocorrer uma ação mais contundente em relação ao adversário. Nesse caso, o jogador fica proibido de jogar o restante da partida. Todavia, a equipe pode ser completada após dois minutos. No caso de expulsão (por agressão física), o jogador não joga mais e a equipe fica com um jogador a menos até o final da partida.

Sobre nós

O Instituto Santa Teresinha, instituição confessionalmente católica, tem por objetivo proporcionar às crianças, adolescentes e jovens, uma formação integral, libertadora, em consonância com os fundamentos da fé cristã, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, assim como propor o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho, construção do saber e formação da consciência crítica.

Testemunho

Para nós, que estudamos no Instituto Santa Teresinha, é motivo de orgulho matricular nossos filhos para seguirem nos mesmos passos de um ensino de qualidade, com cidadania, evangelização e os princípios básicos que os tornem verdadeiros cidadãos em cristo.

Maria José

 

Fale Conosco

(+55) 91-3425-1448

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.institutosantateresinha.com.br

Tv Cel Antônio Pedro, s/n. (Ver Mapa 3D) CEP:68600-000. Bragança-Pará.