O futsal é uma modalidade esportiva coletiva, que tem como intuito conduzir a bola com os pés. Para ser jogado são necessárias duas equipes com 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. O objetivo das equipes é realizar o maior número de gols durante a partida, que é realizada em um ginásio esportivo.

É uma das modalidades esportivas mais populares no Brasil e consiste em uma adaptação do futebol de campo que permite a prática futebolística em um espaço físico bem menor. Consequentemente, necessita de menos atletas para a realização dos jogos. Estes dois fatores, espaço e número de jogadores reduzido, fazem com que o futsal tenha mais praticantes informais (não federados) do que o futebol de campo.

Entretanto, enquanto espetáculo, o futsal ainda está bastante distante do futebol de campo: as mídias dedicam muito mais tempo para as transmissões das partidas de campo. Os times de futebol de campo são mais tradicionais e as torcidas também agregam um número substancial de simpatizantes. Mas o maior contraste acontece com relação aos salários dos principais jogadores de ambas as modalidades.

Com base nessas características, pode-se dizer que as duas modalidades se completam: o futebol de campo tem preferência como espetáculo para ser assistido, enquanto o futsal facilita bastante a prática esportiva.

PRINCIPAIS REGRAS

  • O futsal é disputado tanto nas categorias femininas como masculinas, tendo ambas as mesmas orientações para a estrutura física de jogo, como regras gerais. A quadra de jogo deve ser retangular e possuir uma dimensão mínima de 25 m de comprimento x 16 m de largura, e uma dimensão máxima de 42 m de comprimento x 25 m de largura.
  • Todas as linhas da quadra deverão ser bem visíveis e possuir 8 cm de largura.
  • A bola deve ser esférica, confeccionada de couro macio ou outro material aprovado previamente, de modo a não oferecer riscos físicos aos atletas.
  • Nos quatro cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as linhas de meta, serão marcados ¼ de círculo com 25 cm de raio, local onde deverão ser cobrados os tiros de canto.
  • Próximo ao banco de reservas existe uma demarcação que delimita o espaço para a realização de substituições.
  • A quadra de jogo deve ser lisa e estar livre de asperezas.
  • É responsabilidade dos árbitros conferir se tudo está correto na quadra de jogo, e caso haja algum erro, eles devem solicitar a correção antes do início da partida.
  • Os jogadores reserva devem permanecer sentados durante toda a partida.
  • O jogador expulso não poderá permanecer no banco de reservas.

Quando um jogador é expulso, somente depois de passados 2 minutos da sua saída é que a equipe pode incluir um novo jogador da partida para substituí-lo.

Sobre nós

O Instituto Santa Teresinha, instituição confessionalmente católica, tem por objetivo proporcionar às crianças, adolescentes e jovens, uma formação integral, libertadora, em consonância com os fundamentos da fé cristã, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, assim como propor o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho, construção do saber e formação da consciência crítica.

Testemunho

Para nós, que estudamos no Instituto Santa Teresinha, é motivo de orgulho matricular nossos filhos para seguirem nos mesmos passos de um ensino de qualidade, com cidadania, evangelização e os princípios básicos que os tornem verdadeiros cidadãos em cristo.

Maria José

 

Fale Conosco

(+55) 91-3425-1448

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.institutosantateresinha.com.br

Tv Cel Antônio Pedro, s/n. (Ver Mapa 3D) CEP:68600-000. Bragança-Pará.